Mudanças de Estado Físico da Matéria

Quando uma substância recebe ou perde calor, pode sofrer uma mudança de estado físico a depender da temperatura e pressão. Estudaremos essas passagens de estado levando em consideração a pressão constante.

mudancas-de-estado-fisico-da-materia-agua

FUSÃO – é a passagem do estado sólido para o líquido. Exemplo: o derretimento do cubo de gelo.

VAPORIZAÇÃO – é a passagem do estado líquido para o gasoso. Essa mudança pode ocorrer de três maneiras distintas:

1 – EBULIÇÃO: Ocorre o aquecimento direto do sistema, envolvendo todo o líquido. A pressão de vapor do líquido iguala-se a pressão externa, formando bolhas visível a olho nu. Exemplo: água fervendo.

2 – CALEFAÇÃO: é a passagem imediata do estado líquido para o vapor. Ocorre quando o líquido toca uma superfície com temperatura muito elevada. Exemplo: derramar água em uma chapa quente.

3 – EVAPORAÇÃO: ocorre de forma bem lenta em temperatura ambiente,  apenas na superfície do líquido sem formação de bolhas. Esse processo é invisível a olho nu. Exemplo: roupas no varal, louças secando, evaporação da água dos rios.

LIQUEFAÇÃO ou CONDENSAÇÃO: é a passagem do estado gasoso para o estado líquido. Exemplo: a água gasosa que está no ar, condensa e adere na superfície de um recipiente resfriado, formando gotículas de água.

SOLIDIFICAÇÃO: é a passagem do estado líquido para o estado sólido. Exemplo: levar água ao congelador/freezer em recipiente para formar cubos de gelo.

SUBLIMAÇÃO: é a passagem direta do estado sólido para o estado gasoso e vice-versa. Exemplo: Gelo em uma chapa muito quente, bolinhas de naftalina.

 

Por: Pedro Henrique

Deixe uma resposta